Como começar uma redação – 3 Dicas Simples para Nota 10

Oi estudante e concurseiro. Este artigo é para quem está interessado quem quer aprender a como começar uma redação, seja para a escola, concursos, trabalho, vestibular ou ENEM.

Você pode ter certeza de que você vai aprender a como começar uma redação nota 10.

Bem, Como começar uma redação? Vamos lá?

TÍTULO

O título não é necessário ou um quesito obrigatório em uma boa redação, mas é essencial para intendimento e um norte do que será falado no texto.

Também é verdade, se usado corretamente, o avaliador ao ler as primeiras palavras vai notar uma linha de raciocínio positiva e vai aceitar de forma mais agradável o restante do texto. (É a velha história: a primeira impressão é a que fica)

– E como escolher um título? A melhor dica que posso dar é deixar o título para escolher no fim da redação, depois de tudo pronto. Isso ajuda, porque vamos ter uma ideia central do que queremos passar para o avaliador. Mas é claro, isso não é uma regra, é apenas uma sugestão.
Escrever o título no começo também é interessante porque agora delimita o assunto tratado, não deixando espaço para a fuga sobre o assunto.
– Alguns títulos modelos que trazem mais credibilidade do que outros, então você não deve escrever qualquer coisa. Aqui estão alguns títulos que ajudaram você na sua prova:

Capitalismo e infância: A mistura doentia
O consumo das crianças: um problema global
Por todas “Marias” e a difícil paz doméstica
Feminismo e direitos humanos, pelo final do extremismo
INTRODUÇÃO

Muitas pessoas têm dúvidas sobre Como começar uma redação. Uma boa maneira é sempre fazer a contextualização do tema pedido.

como comecar uma redacao
como começar uma redação

Tem que ser Objetiva e direta, sem enrolação. Para isso, aqui estão alguns passos sobre como começar uma redação:

1) O texto deve girar em torno da introdução preparado por você. É na introdução deve dizer claramente o que vamos defender em todo o texto. Assim, podemos dizer que a introdução, nada mais é que a tese do nosso desenvolvimento.

2) Deve ser um espaço de 4 a 5 linhas que contenha uma média de 2 ou 3 frases.

3) Em cada uma destas frases é importante resumir o que acontecerá em cada um parágrafos, de preferência, de forma respectiva.

Um exemplo de introdução:

“Aprendizado da criança é feito em uma idade precoce. Este é um trabalho importante do desenvolvimento motor e mental. Brincar é um grande aliado nesta fase da sua formação.”

DESENVOLVIMENTO

Usando o exemplo da introdução, vá para a elaboração do texto:

O primeiro parágrafo do texto de desenvolvimento deve ser um questionamento sobre a primeira frase da introdução, exemplo:
A primeira frase da introdução é: “O desenvolvimento da criança está em sua idade precoce.”

Como deve ser no desenvolvimento: À medida que a criança se desenvolve nesta fase… etc …

A segunda, por sua vez, deve trazer as razões pelas quais o desenvolvimento motor e mental da criança acontence e como eles podem ser trabalhados.
Seguindo esta lógica, o último parágrafo do desenvolvimento seria sobre a importância do brincar na educação infantil.

Se você cuidar de cada frase da introdução a ser explorado em um parágrafo, o texto terá uma estrutura muito lógica e organizada.
Esta organização textual é um critério que garante pontos positivos em sua estrutura e adquire um harmonia entre os pontos do texto.

A missão de desenvolvimento é o de mostrar ao leitor a sua visão. Para isto é preciso usar e abusar de argumentos:

Usar o conhecimento de outras áreas para ajudar no desenvolvimento de sua tese
As citações e fontes são de grande valor. Se você achar que é interessante colocar as palavras dessa de certa canção, ou um poema que o autor, ou mesmo uma citação de seu filme favorito, não privar-se, coloque!.
Claro, se você pretende adicionar ao texto de forma positiva.

NÃO FUJA DO FOCO. Mantendo a mesma linha de raciocínio e não se perca entre os muitos assuntos. Decida o que você quer falar, passe para um rascunho e faça.
Claro, tudo isso é suuuper importante, mas não se prenda a essas pequenas regras.

Confira aqui separamos para você, agora você está pronto(a) para começar uma boa redação nota 10.

Leave a Reply