Como Fazer uma Boa Redação em 3 Passos Simples

Como Fazer uma Boa Redação é requisito básico a ser cumprido para aqueles que sonham com a aprovação nos vestibulares e concursos públicos, ou até em uma simples redação ENEM. Aprender elaborar uma redação perfeita tem preocupado vários estudantes que se preparam para as suas provas, em Outubro. Infelizmente nem todos nós nascemos com o dom da escrita, mas é perfeitamente possível se sair bem nessa área quando for necess

Como Fazer uma Boa Redação
Como Fazer uma Boa Redação

ário, seguindo algumas dicas e orientações na hora de expor as suas ideias no papel!

Se você está enfrentando dificuldades nesse processo os apontamentos a seguir vêm bem a calhar! Dê uma lida e veja como é fácil produzir um texto de qualidade, sem estresse e sem crise! Vamos lá?

Comece pela estrutura

A maior parte das pessoas demonstra ter dúvidas sobre como começar uma redação, logo não sabem nem como fazer uma boa redação, e de fato essa talvez seja a parte mais complicada do processo, mas se você domina o conceito de estrutura do texto já tem meio caminho andado para ter êxito nessa missão.

Uma boa redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, sempre. A introdução e a conclusão devem ocupar no máximo um parágrafo cada, porque a função dessas duas partes é apresentar o tema a ser abordado e fechar a argumentação, por isso o maior espaço deve ser reservado ao desenvolvimento, no qual os argumentos serão trabalhados de maneira a convencer o leitor. É recomendável que tenha dois ou três parágrafos, mas não mais que isso!

 

Siga as etapas necessárias e aprenda como fazer uma boa redação:

Assim como acontece quando preparamos uma receita culinária, também precisamos seguir etapas para saber como fazer uma boa redação, para também sermos capaz de finaliza-la com os devidos méritos e êxitos. Esse “passo a passo” não é uma obrigação, claro, mas é uma recomendação que costuma fazer a escrita fluir, até para aqueles que tem mais dificuldade nesse tipo de tarefa!

  1. Deixe as ideias virem – Tudo que vier a sua mente e estiver relacionado ao tema deve ser anotado em um papel. Desse grupo de ideias você pode selecionar umas três ou quatro para desenvolver no texto. Vale lembrar que em situações como as de concurso público e a redação ENEM há horário estimulado para começar e terminar a prova, então não se pode ficar refletindo por um tempo indiscriminado;
  2. Elabore um rascunho – Essa é uma etapa importante, porque muitas vezes quem vai escrever uma redação dissertativa se exige primor na primeira tentativa, e não é assim que funciona. No rascunho você fará um texto sem reparos, que na versão final será aprimorado;
  3. Vá para a versão definitiva – Na hora de escrever a versão derradeira do seu texto é importante estar atento às normas gramaticais e evitar rasuras, por exemplo, mas três aspectos são fundamentais para que sua redação de fato funcione com seu público. São eles:
  • A clareza – Frases exageradamente longas e palavras rebuscadas demais podem parecer artefatos que melhoram o estilo do texto, mas na verdade complicam a sua compreensão, que deve ser o maior objetivo daqueles que escrevem. Preze sempre pela simplicidade nas suas redações!
  • A objetividade – Uma redação dissertativa normalmente precisa ter um número limitado de linhas, então não faça rodeios, exponha logo as suas ideias da maneira mais direta que puder, sem enrolar o leitor e se complicar!
  • A coerência textual – Ser coerente em um texto é basicamente não se desmentir ou contradizer ao longo das linhas, nem ser aleatório quando não deve. Seus pensamentos devem ser claros e fluidos, como um rio que corre para o mar!

Pronto! Agora vai ficar mais fácil arrasar sabendo as 3 etapas simples de como fazer uma boa redação enem, para concursos, vestibular e em todas as outras que você precisar fazer, né?

Não deixe de deixar sua opinião nos comentários e de compartilhar o artigo com seus amigos de estudo.

Leave a Reply